Doenças

Demência

Conjunto de sintomas que contribuem para a perda da função cerebral, causando alterações na memória e na cognição. A demência mais comum é o Alzheimer, doença progressiva e degenerativa, que leva a perda gradual de neurônios em certas regiões do cérebro, comprometendo as atividades do dia a dia e provocando alterações comportamentais.

Perda do equilíbrio ou dificuldades nos movimentos

A doença mais comum é a de Parkinson, distúrbio neurológico, degenerativo e progressivo que tem como característica a diminuição da produção de dopamina. Na falta dessa substância, o controle motor do idoso é afetado, o que ocasiona em sintomas característicos como tremor presente, lentidão dos movimentos, rigidez e dificuldade para se manter em equilíbrio.
Instabilidade na postura e quedas
A instabilidade postural é a grande responsável pelas quedas e afeta a independência dos idosos. Essas condições geram a maior parte das internações e provocam lesões e fraturas.

Imobilidade

Qualquer limitação do movimento. Em seu grau máximo pode comprometer diversos sistemas do corpo. Essa síndrome pode levar a uma série de prejuízos na qualidade de vida dos idosos e é caracterizada por contraturas, úlceras por pressão, comprometimento cognitivo e dor crônica.

Depressão

Idosos possuem maior probabilidade de serem atingidos por fatores estressantes e a depressão. Devido a isso, a saúde mental do idoso deve ser tratada com muita atenção, empatia e delicadeza. Por trás de cada paciente, pode ter um histórico de transtornos que causam perdas como: saúde, autonomia, produtividade, suporte social, entre outros.

Confusão mental (delirium)

É um estado confusional com desenvolvimento abrupto e varia de intensidade durante o dia. É uma condição comum em idosos e causa distúrbios de atenção, orientação, pensamento, percepção, comportamento e manifesta-se com agitação ou sonolência excessiva. O delirium pode ser desencadeado por qualquer fator que afete o equilíbrio do organismo, como: hospitalização, medicamentos, infecções, dores, desidratação, retenção urinária, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), uso de sondas, entre outros.

Incontinência urinária

É quando ocorre qualquer perda involuntária de urina. Essa condição é dividida nas seguintes classificações: esforço, de urgência, mista ou por transbordamento. É mais comum entre as mulheres e a prevalência aumenta com a idade.

Doenças cardiovasculares

As mais comuns são pressão alta, diabetes e colesterol alto. A diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns com o envelhecimento e alguns fatores contribuem para o surgimento dessa condição, como o sobrepeso, sedentarismo, hipertensão, colesterol alto, entre outros.

Osteoporose

É uma doença silenciosa e, na maioria das vezes, evolui de maneira assintomática. Causa a diminuição da massa óssea, o que torna os ossos mais frágeis e porosos. Devido a isso, os riscos de fraturas aumentam, principalmente na coluna vertebral e no fêmur. Afeta mais as mulheres na pós-menopausa, mas também pode atingir os homens. Os fatores de risco para essa condição são: baixa ingestão de cálcio, deficiência de vitamina D, sedentarismo, histórico familiar, tabagismo, consumo excessivo de álcool, baixo peso, entre outros.

Iatrogenia

Complicações pelo uso inapropriado de medicamentos. Normalmente, a iatrogenia está ligada a reação adversa aos remédios e é uma reação não-intencional ao tratamento. A prescrição de medicamentos não apropriados, por exemplo, podem causar tonturas, mal- estar e outras complicações à saúde.

Local de atendimento:

Clínica Wambier de Otorrinolaringologia

Rua do Rosário, 182 – Ponta Grossa

(42) 3122-4170 / (42) 99869-9935

Redes sociais:

× Agendar consulta!